terça-feira, 6 de julho de 2010

Câmara Municipal de Mandaguari de Casa Nova

A cidade de Mandaguari está localizada no noroeste do Paraná, entre as cidades de Maringá e Londrina. Considerada a “mãe do noroeste”, porque quando da colonização nos anos 30, era neste local que terminavam as instalações da colonizadora. Pra frente só haviam mato e muitas terras a serem desbravadas.
Por incrível que pareça, com seus 73 anos de existência, não há em Mandaguari uma sede própria para a Câmara Municipal; não há um local próprio para as reuniões dos legisladores municipais. Neste período a Câmara instalou-se em vários endereços, alguns alugados outros emprestados.
Segundo algumas fontes mais maduras, dizem que em 1970, o já falecido Fernando Augusto de Carvalho era vereador e presidente da Câmara, trocou o local que era na Rua Pe. Antonio Lock, para a parte superior do prédio da Prefeitura. Em 2000 a Câmara sofre outra mudança, desta vez saiu do prédio da Prefeitura e instalou-se onde está até a presente data, na Av. Amazonas, na parte superior do prédio do Banco do Brasil; curiosamente quem era o presidente da Câmara nesta data era nada mais nada menos do que Eduardo Augusto de Carvalho, filho de Fernando Augusto de Carvalho.
Vários vereadores tentaram sem sucesso, obter um prédio próprio, mas as promessas ficaram perdidas em cima de palanques e ainda além de não construir uma sede própria a Câmara nunca possuía saldos ou reservas e as restituições ao Executivo eram irrisórias.
Eis que em 2009, o vereador e Presidente da Câmara Alécio Bento da Silva Filho, vereador de segundo mandato, toma frente da empreitada de realizar o sonho do legislativo em construir sua sede própria. Com várias tentativas e muitas viagens a Brasília e Curitiba, eis que o mesmo consegue parte do terreno onde está instalado o Correio na cidade. Com a posse do terreno definitiva para a Câmara o presidente Alécio partiu para a construção do novo prédio em 2010.

Num terreno com 770 metros quadrados, está sendo construído um prédio com 530 M2, dentro das novas exigências do CREA, que obriga as novas construções terem acessos a deficientes, saídas de incêndio. Além disto, cada vereador terá sua sala. O custo estimado total da obra é de R$ 630.000,00, que segundo o presidente, serão pagos com as sobras que a Câmara economizou durante seu mandato como presidente da casa.


Alecio Bento da Silva Filho - presidente da Câmara de Mandaguari

Curiosamente Alécio é funcionário há 34 anos do Cartório onde Fernando Augusto de Carvalho era o titular e seu filho Eduardo Augusto de Carvalho, também é atualmente oficial.

A inauguração das novas instalações será ainda este ano, segundo Alécio e a primeira sessão será na reabertura do ano legislativo em fevereiro de 2011.

foto da obra site Câmara Municipal de Mandaguari

Nenhum comentário: