quinta-feira, 2 de setembro de 2010

FLEY o maior bloco de carnaval que houve em Mandaguari

No final dos anos 80 e meados dos anos 90, havia na cidade de Mandaguari-Pr uma das melhores festas de carnaval da região. Havia bailes no clube do centro da cidade e nos bairros também. Os salões ficavam repletos de foliões nas cinco noites de carnaval e mais duas matinês, no domingo e na terça-feira de carnaval.

Mas o motivo pelo qual os salões ficavam repletos, era porque havia blocos carnavalescos que se formavam por amigos, familiares ou colegas, pra curtir a folia. Com isto os blocos foram se popularizando e naquela época se organizaram e cresceram. Havia vários blocos, mas o mais famoso, com maior número de participantes, alegria e passividade era o FLEY, que no auge chegou a ter mais de 250 membros.

O bloco FLEY era composto no início por componentes da extinta Fanfarra Municipal de Mandaguari. Liderados por Francisco Inácio de Souza Filho (o Chicão da sanepar), o bloco começou pequeno mas com o tempo tomou proporções gigantescas, para a cidade. Era muito organizado, tinha presidente, tesoureiro, secretario, uniforme, e grito de guerra. Brincava o carnaval e nunca foi envolvido em bebedeiras, drogas, nem casos com a polícia.

Segundo Chicão, hoje residente em Maringá-PR, “o nome do bloco surgiu de uma música que a Fanfarra tocava e cantava, seguindo um “dialeto” indígena, que não se sabe ao certo o que queria dizer, mas era indígena”. Então adotaram o nome FLEY e tinha um índio como mascote da turma.

Muitas pessoas que participaram do extinto bloco FLEY, que naquela época eram apenas jovens e adolescentes, hoje cresceram, amadureceram e são pessoas do bem e se destacam nas mais variadas profissões como funcionários públicos, dentistas, contadores, empresários, advogados, representantes comerciais, professores, corretores de seguros, dentre outros.

Carnaval em Mandaguari se resume em antes e depois do FLEY. Antes: existia carnaval e era muito comportado. Depois do FLEY não existe mais carnaval.
Paulo e Luiz C Montovani

Francisco (Chicão) Alfredo Ambrosio Jr e Luiz C Montovani puxadores do grito de guerra

Jose Carlos Nogueira e Gerson Calado

Armando Sbampato diretor do Clube Recreativo na época e Chicão recebendo o troféu de melhor bloco daquele ano

Reginaldo Pereira Tavares (Tatu bola), Gerson Calado e Jose Carlos Nogueira (Custela)

Francisco Inácio de Souza Filho o Chicao da Sanepar - presidente do extinto Bloco FLEY

4 comentários:

charles Móia disse...

eu tambem estava lá,

bell disse...

oooooooooooo tempo bom, sem bebida sem droga!!!!!!!!! era tudo de bom.

Anônimo disse...

Gerson!
Que curiosidade, você tem essa primeira foto do artigo com mais alta resolução?
Abraço!
Luciana

Unknown disse...

grata surpresa em descobrir seu blog ao digitar sobre mandaguari no google search!
Como é bom ler bons textos de conteúdos e principalmente escritos por pessoas boas!
Abraços do outro lado do mundo!
Bárbara