sexta-feira, 1 de agosto de 2008



PORQUE A OLIMPIADA DE PEQUIM COMECARÁ EM 08/08/08?


A Olimpíada de Pequim na China começará no dia 08/08/08. Poderíamos dizer que foi uma bruta coincidência a abertura ocorrer numa data tão distinta. Poderia começar em outra data qualquer do ano de 2008, como em outras edições que ocorreram em outras datas, não tão significativas, como por exemplo em 2004 Atenas 13/08/2004, 2000 Sidney 15/09/2000, 1996 em Atlanta 04/07/1996 e 1992 em Barcelona 25/07/1992.
Mas vamos descobrir então porque a China escolheu esta data: Os chineses são muito supersticiosos. Em muitos prédios, não há os andares 4, 14 e 24, porque o ideograma do 4 – si – lembra sonoramente o ideograma da morte. Já os números com muitos algarismos 8 – cujo ideograma lembra o som da prosperidade – valem muito mais. Não é à toa que então a Olimpíada vai começar em 08/08/2008.
Mas a China tem outros costumes e tradições, que pra nos ocidentais, soam de forma muito esquisita. O país tem cerca de 30 mil censores para controlar tudo o que os chineses comentam na internet; a China é o segundo maior emissor do mundo de gases que causam o efeito estufa; eles fazem em publico o que nós fazemos somente em banheiros, como limpar nariz e orelhas, soltar puns ou limpar os dentes com palito, de boca escancarada; nas áreas rurais onde a maioria das casas não tem banheiro, é fácil ver moradores desfilando na rua de pijama, especialmente a caminho do banheiro público, alguns de penico na mão; tem casais que vão ao supermercado de pijama; ser gay é quase um caso de polícia, anúncios gays na internet, passeatas ou personagens gays na TV são proibidíssimos; os familiares de homens que morrem solteiros, tentam arranjar para o morto, “um casamento após a morte”, no caso uma noiva também morta: casam-os e os enterram lado a lado.
Estes costumes e tradições mencionados acima, são “fichinha”, ante a ditadura comunista e arbitrária que governo chinês impõe aos seus cidadãos. Na China não se pode expressar a vontade ou o pensamento próprio, porque se alguém falar contra o regime, ou das atrocidades praticadas pelo governo, é punido imediatamente com penas que vão desde à prisão perpétua e até pena de morte. Um exemplo foi o massacre na Paz Celestial em Pequim no dia 04/06/1989, onde mais de 100 mil estudantes protestavam contra o regime e o governo massacrou os estudantes com tanques, fuzis, bombas, onde muitos assassinados, ou foram presos. A foto acima, tirada no dia do protesto, famosa pois mostra um jovem com uma sacola na mão, impedindo o avanço de uma coluna de tanques enviados para rechaçar o protesto; até hoje não se sabe quem era o jovem e muito menos qual foi o destino que o governo chinês deu ao mesmo, não se sabe se está vivo ou morto. Outro exemplo, é a invasão do Tibet nos anos 50 e que a China até está até hoje dominando aquele País milenar; ainda neste ano os monges em protesto contra os invasores, foram massacrados mais uma vez pelo governo chinês e o mundo mais uma vez não fez nada a favor do Tibet.
Finalizando, as Olimpíadas deste ano começarão no dia 08/08/08, em Pequim na China, por uma questão de superstição, e o mundo aplaude a tudo isto, com vivas as culturas e tradições chinesas, mas o barulho dos aplausos do mundo todo, vão abafar a agonia e a dor dos chineses aprisionados, torturados, massacrados e também do povo tibetano humilhado e prisioneiro dentro do seu próprio Pais, que desde a década de 50 é uma província Chinesa.
Viva a China, viva o progresso do País mais populoso do mundo. Se o Barão de Coubertain, o pai das olimpíadas da era moderna, ainda estivesse vivo, com toda certeza, não teria aprovado que um País que prende, tortura e mata seus cidadãos, por manifestarem contrariedade ao regime, sediasse uma Olimpíada, pois ele queria proporcionar a união e os laços de amor entre os povos, NÃO MATA-LOS.

Nenhum comentário: