segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Uma Igreja na delegacia de Mandaguari-PR


Quando se fala em delegacia de polícia, imagina-se um local sujo, fedido, com seres humanos vivendo como animais, engaiolados em jaulas minúsculas superlotadas, em condições subumanas. Mas na delegacia da cidade de Mandaguari-PR o delegado Dr. Zoroastro Nery do Prado Filho, que está na cidade comandando a delegacia há 14 anos e já tem tempo de trabalho na polícia suficiente pra se aposentar teve a brilhante idéia há quatro anos atrás de permitir que as igrejas da cidade, iniciassem um trabalho religioso com os presos.

Conta o Dr. Nery, como é conhecido, “que no início apenas as igrejas Católica – Bom Pastor e a Adventista do 7º Dia, eram autorizadas a ingressar no presídio para celebrarem os cultos aos presos. As cerimônias eram realizadas nos corredores enquanto os presos permaneciam trancafiados nas celas por medida de segurança”.

Após o início dos cultos na cadeia, Dr. Nery começou a perceber que os presos estavam melhorando de comportamento, de atitude, até o palavreado já não era tão chulo; os presos passaram a se vestir melhor. A auto estima dos internos melhorou, mas principalmente a convivência entre os detentos ficou mais pacífica; também melhorou a relação entre os presos e o próprio delegado e seus funcionários, “ficou mais fácil administrar a cadeia” conta Dr. Nery.



Como o projeto religioso estava dando certo, Dr. Nery permitiu que outras igrejas realizassem cultos com os presos. De seis meses para cá passaram a fazer cultos as igrejas Católica – Movimento Carismático; Igrejas Metodista, Assembléia de Deus e Adventista. A cada semana outras igrejas são convidadas a realizar cultos, fazendo assim um rodízio com todas as igrejas interessadas.

O resultado foi tão bom que Dr. Nery, com autorização do juiz da comarca, idealizou outro projeto: construir uma capela nos fundos da delegacia. Convocou as igrejas a angariarem o material e os presos fariam a mão-de-obra. Oitenta e cinco dias após o lançamento do projeto da construção, a igreja estava construída completamente. Dr. Nery até mareja os olhos de emoção ao falar da alegria dele, mas principalmente dos presos, por agora terem um local próprio para a devoção religiosa.

Foram construídos, sem recursos públicos, apenas com doações das igrejas e da comunidade e mão de obra dos presos. Área total construída 160 M2, sendo uma igreja, um anexo para o pessoal da cozinha e manutenção e na sobreloja um amplo salão onde a partir de janeiro/2011 haverá aulas do CEBEJA – 1º e 2º graus para os internos. Hoje os internos já tem aulas de música, coral, violão, teclado.


Todas as noites às 20 horas tem os cultos, que não são abertos à comunidade. Hoje a cadeia tem 70 presos dos quais 32 participam do projeto religioso. Ninguém é obrigado a participar, vai quem quer, conta Dr. Nery. O resultado foi tão surpreendente que seis detentos pararam de fumar e estão influenciando outros a também parar. Tem detento que vai aos cultos de terno e gravata.

Quando da minha visita para fazer esta matéria, os detentos estavam ensaiando o coral. Dr. Nery solicitou que eles cantassem um hino para nós. Confesso eu que nunca fiquei tão arrepiado como fiquei ali naquele lugar naquela hora. Senhores, senhoras e jovens cantaram com tanta emoção e com brados fortes, como que a pedir para que Deus tenha compaixão deles. Em alguns percebi que lágrimas corriam dos olhos ao final do cântico.


Dr Zoroastro Nery do Prado Filho - delegado de Mandaguari-PR - "nenhuma fuga depois que o projeto religioso foi implantado".

Outro grupo de presos desenvolvem dentro do pátio da delegacia um trabalho de reciclagem de garrafas pets. Depois de recicladas são vendidos. Também os presos estão fazendo enfeites natalinos com as garrafas pets. Quem quiser ver o resultado dos enfeites deverá passar em frente a delegacia a noite pois estarão enfeitados e iluminados.

2 comentários:

Luciana Marques disse...

Obrigada por bela matéria! Você tem a capacidade de absorver o que nossa cidade tem de especial de maneira tão construtiva... parabéns!/ Luciana

ZAKAROVISKI disse...

Boa idéia essa Dr Nery,quem diria hein?ainda bem que o delegado de Mandaguari é conhecedor da palavra de Deus.Isso é muito raro de se ver no Brasil.Aí fica mais fácil trabalhar e recuperar esse povo,pois afinal,são os doentes que precisam de médicos,não os sãos.Prabéns a todos da 55 DRP de Mndaguari.