São 70 anos dedicados ao desenho e à gravura que garantiram ao artista plástico Marcello Grassmann, nascido em São Simão, São Paulo, em 1925, um lugar entre os mais respeitados artistas no Brasil e no exterior. Até o dia 29 de agosto, uma mostra com 420 obras de diversas fases do artistas estão expostas no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, na exposição "Sombras e Sortilégios".
"Nesta primeira mostra antológica estão reunidos trabalhos de desenhos, xilogravuras, litografias e gravuras em metal, com uma visão bastante ampla e definitiva sobre o trabalho do artista", explica o curador Antonio Carlos Abdalla.
Grassmann teve centenas de mostras e premiações nas Bienais de São Paulo (1955/1959), Veneza (1958), Florença (1972) e Paris (1959).
As obras que fazem parte da exposição trazem desde exemplares de desenhos e xilogravuras da década de 1940 até obras mais recentes, de 2008. Já as litografias datam das décadas de 1950, período em que Grassmann estudou em Viena.
"Sombras e Sortilégios" também traz imagens das matrizes em metal, recentemente impressas por Roberto Grassmann, irmão do artista e uma remontagem e reorganização da exposição "A Morte e a Donzela", uma das mais provocativas de Grassmann e lançada em 1993, e da Sala Especial "Provas de Estado", exibida na 4ª Bienal de Gravura de Santo André, em 2007.
Abdalla diz que é necessário observar com atenção cada uma das 420 obras de Grassmann presentes na exposição, pois isso permite revelar o desenvolvimento do processo de criação do artista.
"Tudo deve ser observado e fruído com extrema atenção e vagar, pois as nuances estão lá, delicadamente marcadas em sombras mais ou menos reforçadas, em mudanças de perspectivas e, em alguns casos extremos, no desaparecimento ou surgimento de figuras, verdadeira mudança nos rumos desejadas no início do trabalho", diz o curador.
Para conferir
"Marcelo Grossmann: Sombras e Sortilégios"
Até 29 de agosto no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba).
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Ingressos a R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (estudantes, com carteira).
Entrada franca para crianças até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.
"Nesta primeira mostra antológica estão reunidos trabalhos de desenhos, xilogravuras, litografias e gravuras em metal, com uma visão bastante ampla e definitiva sobre o trabalho do artista", explica o curador Antonio Carlos Abdalla.
Grassmann teve centenas de mostras e premiações nas Bienais de São Paulo (1955/1959), Veneza (1958), Florença (1972) e Paris (1959).
As obras que fazem parte da exposição trazem desde exemplares de desenhos e xilogravuras da década de 1940 até obras mais recentes, de 2008. Já as litografias datam das décadas de 1950, período em que Grassmann estudou em Viena.
"Sombras e Sortilégios" também traz imagens das matrizes em metal, recentemente impressas por Roberto Grassmann, irmão do artista e uma remontagem e reorganização da exposição "A Morte e a Donzela", uma das mais provocativas de Grassmann e lançada em 1993, e da Sala Especial "Provas de Estado", exibida na 4ª Bienal de Gravura de Santo André, em 2007.
Abdalla diz que é necessário observar com atenção cada uma das 420 obras de Grassmann presentes na exposição, pois isso permite revelar o desenvolvimento do processo de criação do artista.
"Tudo deve ser observado e fruído com extrema atenção e vagar, pois as nuances estão lá, delicadamente marcadas em sombras mais ou menos reforçadas, em mudanças de perspectivas e, em alguns casos extremos, no desaparecimento ou surgimento de figuras, verdadeira mudança nos rumos desejadas no início do trabalho", diz o curador.
Para conferir
"Marcelo Grossmann: Sombras e Sortilégios"
Até 29 de agosto no Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba).
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Ingressos a R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (estudantes, com carteira).
Entrada franca para crianças até 12 anos, maiores de 60 anos e no primeiro domingo de cada mês.
fonte o diario de maringa
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