sábado, 28 de agosto de 2010

Republicação atendendo a pedidos - a praga da música "sertanojo"

Este texto já foi publicado por mim em


A PRAGA DA MÚSICA "SERTANOJO"



Todos nós adoramos música e cada um tem o seu estilo predileto, o seu cantor prediléto, etc. Música é algo que preenche o espaço vazio e alegra os nossos corações. Música também nos faz recordar de momentos, sejam eles alegres ou tristes, faz lembrar de pessoas, boas ou más.

Música, como tudo na vida, deveria ser aquilo que em primeiro lugar nos educa, nos ensina algo, ou que nos contasse uma boa história ou "estória".

O Brasil é muito rico na parte musical, pois com tantas influências ao longo dos séculos, nosso povo diversificou muito a cultura musical e hoje temos uma verdadeira salada, com tantos estilos. Afinal somos uma democracia e nada mais justo do que usufruí-la na musica também.

Cada região tem a sua preferência musical: na Bahia o Axé, no norte um bom exemplo é a Banda Colapyso (não é calypso a banda é um colápso mesmo) com aquele estilo detestável, no nordeste o frevo, os gauchos com seu estilo próprio e que mais parece um lamento musical, no Rio de Janeiro a "maravilha do funk", e no interior do Brasil e no Paraná também a Praga da musica Sertanojo. Desculpa àqueles que gostam, mas de sertanejo não ha nada ultimamente, o que existe atualmente é uma lástima de criação com letras miseravelmente pobres, não educa em absolutamente nada a nossa população. Mas como ja mencionei "dai ao povo circo e pão e eles esquecerão a miséria", ja diziam os romanos antigos.

Musica sertaneja, pra mim, é aquela que tem viola, sanfona, e uma letra com temas rurais, caboclos, e uma história de uma tal cabocla Tereza, mas os tempos mudaram, mas mudaram pra muito pior.

As letras de hoje só falam em bebidas alcólicas, rodeios e mulheres. Veja uma pérola do momento :"Beber, cair e levantar". Veja que riqueza musical. Tem outra antiga "Pinga ne mim".
Outra "Quem ta com a roela doEno?". É uma verdadeira "anti-cultura musical". Dupla sertaneja é como pipoca: a cada minuto estoura uma nova, mas que amanhã ninguem mais se lembra quem cantava aquela mísera musica. As gravadoras adoram, pois com tantas duplas, uma faz sucesso e vende muito cd, fazem muitos shows, e ganha-se muito dinheiro. E o povo onde entra nesta história? Viram privadas, pra absorver o lixo musical das tais duplas. Vejam uma perola da dupla mais famosa do momento: "Que vida boa, sapo caiu na lagoa". Que mediocridade, mas vende.

E isso vira uma praga, contagia, jovens, adultos, crianças, homens e mulheres, que pobres coitados, não conseguem ver a pobreza cultural que isto imprime no seus cérebros. Os rádios só tocam isto, tem radio especializado neste tipo musical. Afinal com tanta insistência, a população tarda, mais acaba gostando.

Não tenho nada contra a musica sertaneja, até gosto e aprovo e sugiro que continue a produção, apesar que pra fazer uma letra "Beber, cair e levantar", não deve ser muito difícil. O que detesto, são as duplas sertanojas que cantam com voz semelhante a cabritos berrando de fome.

Pra finalizar a falar da praga sertanojo, deixo uma pergunta para os amantes do tal estilo muito em moda: Quantas duplas sertanojas ja ganharam um prêmio Grammy?? Caso alguem não saiba o que é prêmio grammy, ja digo: é a maior premiação musical do mundo. Só premiam aquilo que realmente é bom. Deixo a pergunta no ar, caso os leitores e amantes da referida praga sertanoja saibam me enviem emails - gersoncalado@hotmail.com, que estou muito curioso pra saber e divulgar para todos os leitores. Só pra informar no Brasil já ganharam os referido prêmio: Tom Jobim, Milton Nascimento, João Gilberto, Gilberto Gil, Sergio Mendes, Caetano Veloso o rei Roberto Carlos e até Aline Barros cantando musica gospel, porém nenhum deles canta MÚSICA SERTANOJA.

obs: grammy latino não serve, tem que ser grammy awards.

obs2: quando digo música do Rio de Janeiro "maravilha do funk", entendam: é pejorativo, é crítica ruim, analisem que está entre aspas.

Nenhum comentário: