quinta-feira, 14 de agosto de 2008

COMERCIANTES DE MANDAGUARI DESAPARECEM


Mandaguari, é a mãe de todas as outras cidades do noroeste do Paraná, pois foi aqui que tudo começou há 70 anos atrás. A região noroeste toda, vinha aqui pra fazer suas compras, registrar seus filhos, óbitos, porque aqui era a sede da comarca. Aqui tinha um comércio muito forte, com muitas lojas e tinha até aeroporto. Mas tudo isto se perdeu no tempo, com as novas cidades que foram sendo construídas e o centro da região noroeste passou para Maringá, que hoje é o maior centro comercial, industrial da região noroeste.
Falando em comércio, muitos comerciantes vieram se estabelecer em nossa cidade nos áureos tempos da colonização. Vieram de muitas regiões do Pais e alguns até do exterior. Cresceram, ganharam dinheiro, formaram famílias aqui. Muitos já faleceram e passaram seus estabelecimentos para os filhos, porém poucos, muito poucos destes filhos obtiveram êxito na continuidade dos negócios dos pais. A maioria destes filhos, não conseguiu tocar em frente o negócio dos pais e quebraram ou simplesmente fecharam as portas. Seguiram outras profissões que remuneram mais, ou simplesmente foram muito incompetentes, pois além de não tocar o negocio dos pais em frente, não aproveitaram a fase boa dos mesmos para sequer estudar, acreditando que o dinheiro nunca iria acabar. Mas acabou, como tudo acaba.
Veja que curiosidade do comércio de Mandaguari na atualidade:5 postos de combustível - 4 são de pessoas de fora de Mandaguari3 casas de tintas - 3 são de fora; 14 farmácias - 6 são de fora; 2 revenda motos - 2 são de Maringá; Loja de Moveis e Eletrodomesticos 90% são de fora; 2 supermercados - 2 são de fora; e ainda temos loja de perfume, calçados, confecções, lotéricas, madeireira, loja de pisos, conserto de motos, loja de veículos, e até sorveteria e loja de 1,99 também são de fora.
Depois destes exemplos mencionados, chega-se a duas conclusões:Primeira: O comércio de Mandaguari é muito promissor, pois nos últimos anos, muitos comerciantes de fora, vieram se estabelecer aqui e vale ressaltar, com sucesso;Segunda: Os comerciantes "natos", ou antigos, ou que herdaram comércios dos seus pais, foram muito incompetentes, despreparados, ou seja lá o que for, quebraram, faliram, enfim, desapareceram do cenário comercial da cidade. Os pontos comerciais da cidade estão nos mesmos lugares que há 20 ou trinta anos atrás, só trocaram as fachadas, pouco foi construído, e os prédios novos que foram edificados, estão com comerciantes de fora da nossa cidade.
Não tenho nada contra os comerciantes que vieram de fora, para se estabelecer aqui, até porque, eu também sou de fora e estou em Mandaguari há apenas 26 anos, tenho meu negócio aqui há 17 anos. Parabéns àqueles comerciantes que são daqui ou que herdaram de seus pais, o ramo do comércio, indústria ou prestação de serviços e deram continuidade, e aqui estão até hoje, gerando empregos e investindo suas economias, pois acreditaram que aqui também é o lugar pra fincar raízes, ter sucesso e criar suas famílias. Parabéns também àqueles comerciantes que vieram de outras cidades e estados, e também acreditaram no potencial de nossa cidade e de nossa gente.

Aos dois grupos de comerciantes fica aquela frase antiga, mas que valerá para sempre "o sol nasceu pra todos, mas poucos sabem aproveitar seus raios". Parabéns aos dois grupos, que acreditaram que para ter sucesso e ganhar dinheiro de forma digna com trabalho, não precisa ir a lua, ou para as grandes capitais, ou ainda até serem escravos em outros paises; para ter sucesso basta acreditar num sonho, e trabalhar, mas trabalhar muito, e gastar apenas aquilo que o seu dinheiro pode pagar, pois "sucesso é a jornada, não o destino”.

Nenhum comentário: