sexta-feira, 9 de abril de 2010

Celio de Alencar - morre um poeta

Celio de Alencar
Nasceu em 10/02/1936 em São José dos Botelhos - hoje Botelhos - Minas Gerais

Faleceu em 09/04/2010 em Mandaguari - Pr

Mudou-se para Mandaguari em 1944.


Funcionário aposentado do Banco do Brasil. Guardava-se para ser visto sempre de terno, mesmo em dias de grande calor. De conversa pausada e voz grave, porém nunca cansativa. Poucas vezes me lembro de ter conversado com o mesmo. Tenho o livro de sua autoria MIRÁBILIS NATURA - Poesia e Prosa publicado recentemente.

A última conversa com o mesmo, parabenizei-o pela obra do livro recém publicado o qual me disse: "Tenho mais três obras prontas, mas jamais vou me envolver em edição e divulgação de livros, porque além do custo ser alto, as pessoas quando vou oferecer-lhes minha obra, ou a compram por caridade ou desprezam alegando que não tem dinheiro, mas vou continuar escrevendo".

Transcrição do poema DIVAGAÇÕES: página 144 do livro Mirabilis Natura - Poesia e Prosa

"No terreno fecundo, onde a raiz se firma,
Tão grão que se afirma, a verdade confirma...
Creio no conhecer - a bendita clareza -
Janela na estreiteza e ponte sobre o vão:
Creio no refulgir, no avanço permanente
Da força na semente e da luz no botão".


Não existe dia certo para se morrer, mas Celio de Alencar morre no feliz dia da Biblioteca. Coincidência ou não, o poeta morre no dia da biblioteca. Coisas da vida ou da morte???

Um comentário:

Izabel disse...

Realmente lamentável sua partida.Mandaguari não soube valorizar a cultura.No lançamento de seu livro,não estava presente NENHUMA autoridade desta cidade,nem mesmo representante da Educação e cultura.
Sentiu-se muito desvalorizado...
Mas Deus sabia seu valor e o quiz pra ele.