quinta-feira, 20 de maio de 2010

Deuses antigos e atuais do esporte

.

Conta a história que o criador do cânone da beleza clássica foi o escultor grego Policleto, que viveu só 50 anos, entre 460 a.C. e 410 a.C. É de sua autoria o fantástico deus do mar, Poseidon, original em bronze antigo, conservado intacto e perfeito no Museu Nacional de Atenas.

Segundo a receita de harmonia de Policleto, um corpo bem proporcionado deve ter sete vezes a dimensão de sua cabeça. A estátua Doripohoros, do ano 440 a.C., hoje conservada no Museu Nacional de Arqueologia e Arte Antiga de Nápoles, é notável exemplo.

Refere a história que, provocado pelos gregos, Policleto pôs-se a esculpir duas estátuas de um herói olímpico. Numa delas utilizou-se de todos os palpites que lhe traziam. Na segunda, aplicou seu cânone estético. Segundo a tradição, a primeira estátua – onde todo mundo deu palpite – produziu um monstro. E a segunda, baseada no cânone do mestre, ganhou a posteridade pela beleza das proporções.

Policleto compartilha o pódium com Fídias e Praxiteles, os três considerados os maiores escultores da arte na antiga Grécia. Fídias - ateniense nascido em 490 a.C., e Praxiteles - também nascido em Atenas, cem anos mais tarde, em 395 a.C. Deste último, já com mais movimento, mas mantendo as proporções clássicas, a estátua de Hermes e Dionísios.

Inspirado no cânone de Policleto, mas com personagens atuais em carne e osso, Steven Klein, o famoso fotógrafo norte-americano, prepara nova série de seus Deuses dos Estádios.

Ensaio fotográfico de refinado apelo sensual, encenado em palácios italianos, ao sol da primavera. Aproveitem a beleza clássica, e as proporções áureas destes atletas contemporâneos que poderiam ter sido modelos de Policleto, Fídias e Praxíteles. Mas posaram para o olhar apurado de Steven Klein, fotógrafo.


fonte margaritasemcensura

Nenhum comentário: