sábado, 29 de maio de 2010

Vem aí a Semana do Meio Ambiente


O dia 5 de junho foi escolhido pela ONU para ser a data em que a preocupação com o meio ambiente seja a principal atividade. Criada em 1972, a comemoração foi assinada durante a abertura da Conferência de Estocolmo sobre o tema, junto com uma outra resolução que criava o Programa de Maio ambiente das Nações Unidas (UNEP na sigla em Inglês)

As celebrações deste ano seguem o slogan "Kick the habit. Towards a low carbon economy" (“Chute o hábito! Por uma economia com baixo carbono”, em tradução livre). A cada ano é escolhido um país base, que sedia as principais atrações. Em 2008, Nova Zelância será o palco das atividades, já que foi um dos primeiros países a adotar políticas para um futuro neutro de carbono.

O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano vai incentivar as economias e os estilos de vida preocupados com as emissões de carbono, com a promoção de energia eficiente, alternativas energéticas, conservação das florestas e consumo consciente. O objetivo é conscientizar as pessoas para que elas se tornem agentes sustentáveis e promovam atitudes ambientais em suas comunidades.

O site da UNEP ainda disponibiliza 80 ações que se podem fazer para comemorar a data. Adquira produtos artísticos feitos com materiais recicláveis, promova uma corrida de bicicletas, discuta questões ambientais, informe os seus amigos sobre o Dia e torne-se membro de um grupo sobre meio ambiente estão entre as diversas dicas.

Embora o país escolhido para ser a sede das principais atrações seja a Nova Zelândia, aqui no Brasil muitas atividades acontecerão. Palestras, exposições, cursos, ações, tudo acontecerá entre os dias 1º e 7 de junho.

Nenhum comentário: