quarta-feira, 12 de maio de 2010

Escava Anastácia


Escrava Anastácia nasceu em Pompeu em 12 de maio de 1740 — data e local de morte incertos) é uma personalidade religiosa de devoção popular brasileira, cultuada informalmente pela realização de supostos milagres.


A existência da escrava Anastácia é colocada em dúvida pelos estudiosos do assunto, já que não existem provas materiais da mesma.

Seu culto foi iniciado em 1968, quando numa exposição da Igreja do Rosário do Rio de Janeiro em homenagem aos 80 anos da Abolição, foi exposto um desenho de Étienne Victor Arago representando uma escrava do Século XVIII que usava Máscara de Flandres que permitia á pessoa enxergar e respirar, sem, contudo, levar alimento à boca.

No imaginário popular, a Escrava Anastácia foi sentenciada a usar a máscara por toda a vida. diz a tradição que Anastácia era uma mulher belíssima e que seu dono apaixonou-se por ela.Como forma de vingança, a mulher dele obrigou Anastácia a colocar a máscara sem jamais tirá-la. Quando Anastácia morreu, seu rosto estava todo deformado.

Nenhum comentário: